08/08/2019
Tamanho
 

Pagamento por Serviços Ambientais é tema de audiência solicitada por Rodrigo Agostinho

Sérgio Francês   
Rodrigo Agostinho defende implementação do PSA
 

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Rodrigo Agostinho (PSB-SP), defendeu, nesta quinta-feira (8), o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) como ferramenta para conservação do meio ambiente. A manifestação ocorreu em audiência pública solicitada pelo parlamentar, que foi realizada em conjunto com a Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável para debater o tema. 
 
Agostinho lembrou que o Brasil é um dos países mais diversificados do mundo, com floresta tropical muito rica e que precisa ser conservado. No entanto, as taxas de desmatamento no país são altas. “Essa ferramenta do pagamento por serviços ambientais é a mais utilizada em países tropicais para combater o desmatamento, é uma pauta convergente entre o setor ambiental e o setor agro e eu tenho certeza que vai ser muito importante para o Brasil a implementação dessa estratégia”, afirmou. 
 
De acordo com o socialista, países como a Costa Rica conseguiram reverter o seu desmatamento com estratégias como a implementação do PSA. Ele disse que acredita na implementação da proposta, justamente por ter um apoio geral e por ser uma pauta muito convergente.
 
Para que ocorra a implementação, o deputado prevê a chegada de recursos externos ao País, já que o mundo inteiro precisa implementar o Acordo de Paris, que prevê a necessidade de emissões negativas de gases do efeito estufa. Para ocorrer a redução das emissões é preciso conservar as florestas, além de recuperar as áreas já degradas. 
 
O deputado Camilo Capiberibe (PSB-AP) falou sobre a complexidade do Projeto de Lei (PL) 312/15, do qual é relator na Comissão de Meio Ambiente, e que institui a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais. Segundo o socialista, a proposta trata de diversos atores, muito diferentes e que podem ser entendidos como antagônicos. “Nós temos povos indígenas, populações extrativistas e o agronegócio, todos potencialmente beneficiários desse projeto”, disse.
 

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.