13/08/2019
Tamanho
 

Elias Vaz defende investimento no setor energético e critica ações da Aneel

Sérgio Francês   
Deputado Elias Vaz defende investimento da energia fotovoltaica
 

O deputado Elias Vaz (PSB-GO) defendeu, nesta terça-feira (13), maior incentivo para o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica no Brasil. A manifestação ocorreu durante audiência pública para debater o tema, na Comissão e Minas e Energia. 
 
Na sua visão, todo tipo de incentivo para essa modalidade deve ser considerado, pois o País passa por um momento de dificuldade, com problema fiscal, além da capacidade reduzida de investimento atualmente. Para ele, é importante o investimento no setor de energia elétrica, principalmente do ponto de vista estrutural. “Quando a gente vê uma solução como essa, que do ponto de vista ambiental é fantástica e do ponto de vista de custo para a nação, por que é um investimento feito sem o recurso público, é importante dar todo tipo de incentivo para que possa, inclusive, acelerar o processo de investimento”, disse.
 
Alguns Estados compreendem isso e dão isenção. No entanto, de acordo com o parlamentar, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que cobrar um pedágio de 30% pela utilização da rede de transmissão. “A Aneel vai na contramão, querendo criar dificuldade para uma coisa que está começando a florescer, dar frutos para o país, em vez de criar facilidades”, criticou. 
 
O socialista também questionou se a atuação da Agência não é para beneficiar as grandes empresas que controlam o sistema de fornecimento de energia no País. Ele citou o caso de Goiás, Estado que representa, em que empresa cobra uma das tarifas mais caras, presta o pior serviço do País e nada é feito para que isso mude. “A Agência realmente cumpre o seu papel de defender o interesse inclusive do consumidor? Me parece que defendem mais as concessionárias do que a população de uma forma geral”, finalizou.  

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.