14/08/2019
Tamanho
 

PL garante atendimento médico para quem trabalhou na Amazônia durante a 2º guerra

Sérgio Francês   
 

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia aprovou, nesta quarta-feira (14), o Projeto de Lei (PL) nº 1588/2019, de autoria do deputado Mauro Nazif (PSB-RO). A proposta prevê o atendimento pelos serviços de saúde das Forças Armadas aos seringueiros que, entre 1943 e 1945, foram alistados pelo Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia (SEMTA) com objetivo de extrair borracha na Amazônia, como parte do esforço de guerra brasileiro, durante a Segunda Guerra Mundial.

No período, o Brasil assumiu com os Estados Unidos compromisso de fornecer todo o látex que pudesse produzir em troca de US$ 2 milhões, já que por conta da ocupação da Malásia pelos japoneses não havia borracha sintética disponível para suprir os esforços de guerra americanos.

Com promessas de assistência médica, acomodação e alimentação, o SEMTA alistou mais de cinquenta mil brasileiros em estados do Nordeste, que ficaram conhecidos como “soldados da borracha”. Porém essas promessas nunca foram cumpridas, e sem médicos ou hospitais, milhares de “soldados da borracha” morreram de malária, hepatite, febre amarela ou foram vitimados por ataques de animais ou répteis.

Atualmente, segundo dados do Sindicato dos Soldados da Borracha, existem cerca de 8.300 sobreviventes que vivem em regiões onde o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) mostra-se insuficiente para a demanda existente. “Essa situação seria resolvida se fosse assinado entre o Sistema Único de Saúde e os serviços de saúde das Forças Armadas convênio previsto em Lei”, argumenta o parlamentar.             

A proposta de Nazif permite o atendimento dos “soldados da borracha” pelo serviço de saúde das Forças Armadas, mesmo sem a existência de convênio específico. “Esse atendimento não causará colapso ou prejuízo ao sistema de saúde das Forças Armadas, uma vez que ele é exclusivo do “soldado da borracha”, não se estendendo aos seus familiares ou dependentes”, completa.

Marcelo Bessoni - Especial para o Portal do PSB
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.