14/08/2019
Tamanho
 

Filho de Eduardo Campos e bisneto de Miguel Arraes faz justa homenagem em discurso

Pablo Valadares   
João Campos e bancada do PSB fazem justa homenagem a líderes
 

O deputado João Campos (PSB-PE) subiu à tribuna do Plenário, nesta terça-feira (13), acompanhado de seus colegas de partido, para prestar justa homenagem a dois grandes líderes socialistas. Emocionado, o jovem parlamentar começou seu discurso citando características que, se pudesse escolher para um presidente do Brasil, seria de alguém firme, pacificador e defensor do povo. "Eu falo disso hoje porque vejo que sobram menos atores na política com legitimidade de se sentar a uma mesa, sob a luz do dia, deixar suas diferenças de lado e pensar nas alternativas, nas soluções para o nosso Brasil."

Neste 13 de agosto de 2019, João Campos trouxe a lembrança de seu pai e seu bisavô, Eduardo Campos e Miguel Arraes de Alencar. Ambos faleceram na mesma data e, para João Campos, se estivessem vivos, estariam construindo soluções que o País espera. "Quis Deus que eles fossem para o céu no mesmo dia, assim como tinham tamanho e natureza de pacificadores. Que falem por eles suas vidas e não os seus discursos", ponderou João Campos.

Em 1963, Dr. Arraes fez o primeiro Acordo do Campo brasileiro, o primeiro entendimento trabalhista do Brasil na zona rural. João também destacou a criou de pontes entre os usineiros de Pernambuco e o sindicato de trabalhadores rurais. "Foi assim que ele também uniu os homens do campo, junto com o Estado de Pernambuco, para criar o maior programa de eletrificação rural do nosso País, que depois inspirou o Presidente Lula no Luz para Todos", disse com orgulho.

Foi assim, pacificando, que Eduardo Campos uniu a política e fez Pernambuco crescer 10% do seu PIB a cada ano, em sua época como governador do estado. "Ele criou a maior rede de ensino integral do País. Tirou Pernambuco da 21ª posição do IDEB e o colocou, em 8 anos, no melhor lugar, em primeiro lugar do Brasil no ranking da educação pública de ensino médio. Como é que o 19º PIB do País entre os Estados têm a melhor educação pública? Unindo, juntando", afirmou João Campos. Foi assim, segundo o orador, que ele obteve a maior vitória da história do Brasil como Governador, com 83% dos votos.

Outra marca que uniu esses dois líderes foi a coragem. "Foi com coragem que Miguel Arraes, no dia 1º de abril de 1964, disse que só sairia do Palácio do Governo pelas mãos daquelas que lá o colocaram, o povo. Essa coragem quase lhe custou a vida e a liberdade. Ficou preso quase 1 ano, 14 anos exilado, porque ele teve coragem e teve lado, ficando ao lado do povo e da democracia", relembrou João.

"Foi com essa coragem que Eduardo Campos mostrou que o Nordeste não é problema. Era, como ele dizia, parte da solução do País. Como é que um dito político tradicional reinventa a gestão pública, ganha prêmios internacionais, prêmio da ONU, ensina ao Brasil, a Estados e Municípios, como é que se coloca a gestão pública na ponta do dia a dia da vida do povo? Só se faz isso com coragem", pontuou o jovem socialista.

O sentimento que o trouxe à tribuna, segundo o próprio deputado, é o mesmo que seu pai sentia ao dizer: "saudade do futuro". "Saudade de um tempo que nós não tivemos oportunidade de viver, um tempo de um Brasil inclusivo, justo, que respeite as diferenças, em que a diversidade seja celebrada e não combatida". O parlamentar agradeceu a oportunidade de ter convivido com Eduardo Campos e Miguel Arraes, de ter presenciado transformações e ver a bancada do PSB seguir firme, honrando essas histórias.

"É essa a gratidão que eu carrego. Esse legado não pertence a mim, à minha família ou ao nosso partido. Pertence àqueles que lutam contra a desigualdade, que lutam por justiça social. A maior forma de homenagear Miguel Arraes e Eduardo Campos é continuar fazendo o que eles faziam: lutar pelo pequeno, lutar pelo povo. Lembro que temos uma oportunidade. Eu jamais celebrarei o luto, mas aqui eu sempre lutarei pela vida. Viva a vida de Miguel Arraes e a vida de Eduardo Campos!", finalizou.

Rhafael Padilha
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.