14/08/2019
Tamanho
 

Comissão ouvirá presidente da Caixa acerca da redução de crédito para o Nordeste

Divulgação   
 

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou, nesta quarta-feira (14), requerimento para realização de audiência pública com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, para prestar esclarecimentos sobre a redução de operações de crédito destinadas a estados e municípios do Nordeste. O requerimento foi elaborado pelo líder do PSB na Câmara, Tadeu Alencar (PE), e pelos socialistas Denis Bezerra (CE) e Elias Vaz (GO).

No início do mês o jornal Estadão publicou matéria com a informação de que a Caixa reduziu a concessão de novos empréstimos ao Nordeste no ano de 2019. A reportagem atribui a fontes do banco e da área econômica a indicação do considerado “boicote” a Estados e Municípios do Nordeste, e que a ordem para não contratar operações para a região teria partido do próprio presidente da instituição financeira.

O presidente da instituição não respondeu sobre o número de contratações de empréstimos da região nordeste. De acordo com a justificativa do requerimento dos socialistas, existe hoje uma fila de pedidos de empréstimos na região Nordeste aguardando autorização, “enquanto outros estados foram atendidos em menos de uma semana”.

“A contratação pela Caixa Econômica Federal - até julho de 2019 - de operações com governos regionais de apenas 2,2% do total, quando em 2018 foi de 21,6% e, em 2017, de 18,6%, é a ratificação de que a ameaça de discriminação ao Nordeste não é apenas retórica leviana do Presidente da República, mas uma política deliberada de perseguição aos que lhe fazem oposição. Reforça a representação feita ao Supremo Tribunal Federal e expõe a direção da Caixa Econômica a também responder por isso”, acrescentou o líder do PSB, Tadeu Alencar.

Com assessoria do deputado Tadeu Alencar
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.