15/08/2019
Tamanho
 

Socialistas discutem com Rodrigo Maia ataques do governo ao cinema e ao audiovisual

Sérgio Francês   
Socialistas se reúnem com presidente da Câmara, Rodrigo Maia
 

Os deputados socialistas Tadeu Alencar (PE), líder da bancada, e Lídice da Mata (BA) se reuniram nesta quinta-feira (15) com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para discutir a crise aberta pelo governo Bolsonaro no setor do cinema e do audiovisual brasileiros. Para Tadeu, é necessário um grande esforço para impedir inúmeros retrocessos em um segmento onde o Brasil apresenta destaque e notoriedade ao receber prêmios e reconhecimento em todo o mundo. Já Lídice destacou o potencial do setor para a economia criativa, além do papel do Nordeste nessa indústria.
   
A movimentação dos parlamentares ocorre em um momento em que o setor sofre com as políticas praticadas pelo atual Governo. O presidente Jair Bolsonaro já ameaçou extinguir a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e defendeu mudanças nos critérios de escolha dos filmes que receberão dinheiro público.
 
De acordo com a deputada, essas questões dizem respeito não apenas a luta legislativa, mas também à economia dos Estados; a economia criativa no centro das iniciativas que podem impulsionar o desenvolvimento do Nordeste. Lídice destacou seu envolvimento com o setor na Bahia. Ela disse que Maia foi sensível ao tema e que os parlamentares devem voltar, em outra oportunidade, para apresentar ao presidente da Casa as solicitações do setor audiovisual brasileiro. 
 
Segundo Tadeu, essa reunião ocorreu em um momento muito delicado da vida brasileira, de anti-intelectualismo, onde se ataca a cultura e a história do País. Ele lembrou que Pernambuco tem um cinema reconhecido no Brasil, com filmes premiados nos maiores festivais do mundo. “Por isso, viemos dar o apoio político do nosso Partido, o PSB, a esse debate, no momento em que a Ancine é objeto de ataques”, disse. 
 
Para o socialista, é necessário levar esse tema ao debate público e articular com a sociedade civil e com a comunidade do audiovisual. “Esse é um tema de maior relevância para o nosso Partido, que é a economia criativa e o cinema brasileiro”, ressaltou. 

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.