22/08/2019
Tamanho
 

Rodrigo Agostinho cobra esclarecimentos sobre a implantação do Cadastro Rural

Chico Ferreira   
Rodrigo Agostinho preside audiência pública
 

A pedido do deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), as Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS); e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realizaram, nesta quinta-feira (22), audiência pública para debater a implantação dinamizada do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
 
No mês de julho, foi realizado o VI Encontro Nacional de Implantação do CAR, que agora está sob a responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), de acordo com a nova configuração do Serviço Florestal Brasileiro. Anteriormente, o CAR era de responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA). 
 
Presidente da CMADS, Agostinho falou sobre a importância de discutir o tema diante das mudanças estruturais que ocorreram nos Ministérios e, por isso, o colegiado precisa compreender a dinâmica da implantação dinamizada do CAR.
 
Mesmo após 500 anos de colonização do Brasil, ainda existem graves problemas fundiários no País, alertou o deputado. São grandes os problemas relacionados às questões de terras. “O Cadastro Ambiental Rural, no meu entendimento, foi a maior conquista do Código Florestal, e traz para nós a possibilidade de passar o Brasil a limpo. ” 
 
O parlamentar disse que existe um desafio enorme no Brasil, que é entender quem é dono do quê, o que é terra pública e o que é terra privada. Para ele, o aperfeiçoamento dessas ferramentas vai ajudar muito a implantar uma série de outras estratégias de conservação ambiental, entre elas o combate ao desmatamento, a agenda do momento.
 
O socialista reconheceu que existe avanço em relação ao Cadastro Ambiental Rural e afirmou que a devolução à sociedade, no sentido de mostrar tudo que é feito, pode ser um caminho interessante.
 

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.