06/09/2019
Tamanho
 

Camilo critica indicação de Bolsonaro para PGR fora da lista tríplice

Sérgio Francês   
 

O presidente Jair Bolsonaro indicou, esta semana, o subprocurador-geral da República Augusto Aras para assumir o cargo de procurador-geral da República (PGR). A decisão quebra a tradição de escolher um integrante da lista tríplice de nomes sugeridos pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). O socialista Camilo Capiberibe (PSB-AP) criticou a decisão de Bolsonaro, nesta quinta-feira (6), no Plenário da Câmara.

Desde 2003, o Governo Lula passou a escolher o primeiro da lista da ANPR para ser PGR. No último ano, de acordo com Camilo, Temer já quebrou a tradição escolhendo a terceira colocada da lista e atual procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Este ano, os três mais votados da lista foram os procuradores Mario Bonsaglia, com 478 votos, Luiza Frischeisen, com 423 votos e Blal Dalloul, com 422 votos.

“O que leva o presidente da República a ignorar o processo de votação da lista tríplice? Este Governo foi eleito com o discurso de combate a corrupção, mas o que vemos são atitudes nada republicanas em diversas situações”, disse Camilo. Para ele, há uma contradição clara entre o discurso da campanha e as ações do Governo. “Estamos acompanhando um perigoso ataque as instituições de combate à corrupção. Temos que lutar pela nossa democracia”, acrescentou.

Matéria publicada no G1 conta que Bolsonaro enfatizou que desejava ter no comando da PGR alguém que não fosse radical nas questões ambientais e que fosse alinhado com ele. A ANPR divulgou em nota a escolha do presidente como retrocesso democrático e institucional. Augusto Aras passa agora por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e por votação no Plenário do Senado.

 

 

Com informações do G1

Andrea Leal
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.