18/09/2019
Tamanho
 

Depois de grande obstrução, Lídice da Mata lê parecer favorável ao Conselho da Pessoa Idosa

Sérgio Francês   
Lídice da Mata atua em defesa dos direitos do idoso
 

A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) conseguiu, nesta quarta-feira (18), ler seu relatório favorável ao Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 454/19, que garante a existência do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI). A base governista obstruiu os trabalhos na Comissão de Defesa da Pessoa Idosa por quase duas horas, mas os parlamentares acordaram que será criado um grupo de estudos para, junto com o Governo, encontrar a melhor forma de garantir a permanência e a existência de representatividade do Conselho.
     
O PDL tem como objetivo combater o Decreto Presidencial que extingue os Conselhos Federais, inclusive o CNDI. De acordo com a proposta, o ato normativo representa evidente violação aos princípios democráticos que asseguram a participação social para o aprimoramento e efetivação das políticas públicas direcionadas para os idosos. 
 
O Decreto também reduziu significativamente o número de membros do Conselho, além de estipular que devem compor o órgão apenas três membros diretamente ligados ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e mais três representantes da sociedade civil, que sofre várias restrições.
 
Lídice ressaltou em seu Relatório que o Projeto expressa a perplexidade, a indignação e o repúdio com que toda comunidade que atua na defesa e na promoção do bem-estar das pessoas idosas recebeu a notícia de que os membros do CNDI haviam sido, de uma hora para outra, destituídos do cargo. Esses representantes tomaram ciência do ato pela Imprensa Nacional, mesmo após uma audiência pública que contou com representantes do MMFDH, em que foram informados que não seriam destituídos. 
 
A socialista lembrou que o Conselho do Idoso foi constituído por Lei e não pode ser simplesmente “exterminado”. Ela explicou que a ação do governo reduz de tal forma o Conselho, que ele não tem razão de existir. “O Conselho é previsto por Lei para ser um conselho deliberativo, inclusive um conselho gestor do Fundo Nacional do Idoso. Por todas essas razões não é possível aceitar essa decisão do Governo Federal”, afirmou. 
 

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.