20/09/2019
Tamanho
 

Parlamentares socialistas se destacam no Prêmio Congresso em Foco 2019

Chico Ferreira   
 

O Prêmio Congresso em Foco realizou sua 12ª edição na noite desta quinta-feira (19), com destaque para os parlamentares socialistas entre os agraciados. O líder do PSB na Câmara, Tadeu Alencar (PE), foi laureado como um dos dez melhores deputados de 2019 e também como destaque pela Valorização dos Bancos Públicos, categoria que incluiu os senadores. “No momento em que o patrimônio estratégico do Brasil sofre um ataque especulativo dessa monta, em que o Governo diz que tem que vender tudo, é uma honra ter o reconhecimento de ser um instrumento de defesa dos bancos públicos, que cumprem um papel social de relevância”, afirmou.

O líder da Oposição, Alessandro Molon (RJ), ganhou a categoria de melhor deputado de 2019, indicado por jornalistas, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Rodrigo Agostinho (SP), ficou em 1º lugar na categoria Proteção do Clima e de Sustentabilidade, na escolha do júri especializado. O socialista Felipe Rigoni (ES) foi um dos agraciados pelo júri na categoria Apoio ao Empreendedorismo.

As categorias especiais do Prêmio Congresso em Foco destacam parlamentares específicos que têm ampla repercussão no Congresso. Este ano as categorias foram: clima e sustentabilidade, valorização dos bancos públicos e apoio ao empreendedorismo.

Molon destacou a satisfação em ser escolhido o melhor deputado por jornalistas que estão dentro do Congresso e conhecem os problemas e desafios enfrentados pelos parlamentares. “Divido o prêmio com todos os que me apoiam todos os dias e me enchem de força para continuar lutando pelo Brasil que a gente merece. Dias melhores virão”, disse. Rodrigo Agostinho defendeu que o Congresso auxilie em um futuro mais sustentável ao meio-ambiente. “Precisamos mostrar que é possível fazer um Brasil diferente, mais justo e sustentável”, declarou em seu discurso.

A premiação visa reconhecer o trabalho de deputados e senadores que se destacam positivamente no exercício do mandato e valorizar a atividade política e o papel do Legislativo. Só podem ser votados aqueles congressistas que não respondem a inquérito ou ação penal no Supremo Tribunal Federal ou que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias no atual ano legislativo. São premiados os escolhidos por votação popular, além dos mais bem avaliados pelos jornalistas que cobrem o Congresso e por um júri especializado.

Os jurados levaram em conta critérios como a assiduidade em sessões deliberativas, a participação nos debates do Parlamento, o desempenho na apresentação de propostas legislativas, a capacidade de articulação política e os compromissos no combate à corrupção e ao desperdício de recursos públicos e na defesa da democracia e do desenvolvimento sustentável.

  • Com informações do site Congresso em Foco

Andrea Leal
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.