02/10/2019
Tamanho
 

Comissão aprova moção de repúdio ao diretor da Funarte que criticou Fernanda Montenegro

Sérgio Francês   
 

A Comissão de Cultura aprovou, nesta quarta-feira (2), moção de repúdio às declarações do diretor do centro de artes cênicas da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Roberto Alvim, contra a atriz Fernanda Montenegro e o conjunto dos trabalhadores das artes. O líder do PSB na Câmara, Tadeu Alencar (PE) é um dos autores do requerimento que solicitou a medida.

Nos dias 22 e 23 de setembro, Alvim publicou em seu facebook que sentia “desprezo” pela atriz e a chamou de “mentirosa” e “sórdida”. A razão da ofensa se deu com base em uma foto de Fernanda Montenegro vestida de bruxa na capa de uma revista, amarrada a uma fogueira de livros como crítica às censuras que têm acorrido no País. O diretor da Funarte generalizou as ofensas a toda a classe artística.

Para os parlamentares que assinaram o requerimento, Fernanda Montenegro é considerada um dos patrimônios da cultura brasileira, de trajetória reconhecida e admirada no mundo todo. “É inaceitável que um dirigente do Poder Executivo, justamente do principal órgão responsável pela relação com a classe artística, profira críticas ofensivas e levianas contra a atriz ou qualquer membro da comunidade cultural”, afirmaram os deputados.

A justificativa escrita no requerimento afirma ainda que, no sistema democrático, não cabe a qualquer agente público se negar a dialogar com a sociedade civil, tampouco se utilizar dos espaços que ocupar para promover uma ideologia e perseguir outras.

Andrea Leal
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.