03/10/2019
Tamanho
 

Agostinho cita ecobarreiras como alternativa para impedir chegada de lixo aos rios e mares

Dinho Souto   
Rodrigo Agostinho defende instalação de ecobarreiras
 

A instalação de barreiras ecológicas para impedir a chegada do lixo flutuante aos afluentes de rios brasileiros e oceanos foi tema de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, nesta quinta-feira (3), solicitada pelo presidente do Colegiado, deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP). 
 
Nas últimas décadas, o Brasil se descuidou da qualidade da água dos seus rios. Esse problema ocorre por causa do crescimento das cidades sem planejamento urbano adequado, que acarreta no despejo e no descarte de uma grande quantidade de lixo, esgotos urbanos, domésticos e resíduos industriais nos rios brasileiros.
 
Como bom exemplo de funcionamento das chamadas ecobarreiras, Agostinho citou a barreira instalada em Porto Alegre (RS), no Arroio Dilúvio, que evitou a chegada de toneladas de lixo às águas do Rio Guaíba. 
 
O socialista lembrou que o Brasil tem grandes rios que atravessam regiões muito povoadas, com baixo índice de saneamento, e, junto com a falta de destinação adequada de resíduos, grande quantidade de lixo chega aos rios e mares brasileiros. Para conter esse lixo de alguma forma existe essa técnica, apontada como muito simples pelo parlamentar. “São barreiras flutuantes, que não impedem a circulação da água, não causam prejuízo nenhum ao rio e conseguem reter uma boa parte do lixo flutuante”, explicou.
 
No entanto, o deputado reconheceu que o desafio de destinar adequadamente todos esses resíduos é enorme, mas precisa ser resolvido, pois os oceanos estão se transformando em um grande lixão. Ele contou, também, que a ONU decidiu lançar neste ano uma grande campanha no mundo pelo combate ao lixo no mar. 
 
O percurso de uma garrafa plástica jogada na rua por alguém até a chegada dela no mar foi citado por Agostinho como atitudes que devem ser combatidas. Isso acontece porque os rios são todos conectados. “Nós precisamos dar uma resposta para a sociedade em relação a isso”, afirmou. 
 

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.