10/10/2019
Tamanho
 

Seminário debate caminhos para a retomada do crescimento econômico do País

Dinho Souto   
 

A Liderança da Minoria na Câmara e a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público realizaram, nesta quinta-feira (10), com o apoio de partidos da oposição, debate sobre a situação econômica brasileira e os caminhos a serem trilhados pelo País para a retomada do crescimento e para a geração de empregos. O encontro, que aconteceu no auditório Nereu Ramos, reuniu parlamentares, especialistas e pessoas interessadas em participar da discussão.

As economistas Maria de Lourdes Rollemberg e Simone Deos fizeram uma análise aprofundada de temas como políticas de geração de emprego e defesa do trabalho, impacto das novas tecnologias sobre a economia e o trabalho e as reformas em discussão no Congresso. As falas das convidadas foram mediadas pela também economista Esther Dweck que, entre outros pontos, destacou a reforma tributária progressiva como fator central para a redução da desigualdade no País. Esther também falou do atual processo de desmontes de importantes instituições, que fazem parte do que chamou de agenda de retrocesso imposta pelo atual governo.

Presente no Seminário, a deputada Lídice da Mata (PSB-BA) destacou a necessidade de buscar saídas para uma economia que tem a desigualdade como marca profunda. “Creio a retomada do crescimento tem como centro o combate da desigualdade. Esse é o grande desafio da economia nacional”, avaliou.

Reforma Justa– Na terça-feira (8), partidos de oposição da Câmara dos Deputados apresentaram proposta alternativa à Reforma Tributária em tramitação na Casa (PEC nº 45/19). Intitulada de Reforma Tributária Justa, Solidária e Sustentável, a emenda é um documento conjunto elaborado pelas bancadas do PSB, PT, PCdoB, PDT, Psol e Rede com 40 especialistas na área. O texto tem entre suas premissas extinguir tributos que incidem sobre consumo, como o Confins e o Pis/Pasep, e compensar com a criação da contribuição social sobre altas rendas de pessoa física. A proposta prevê ainda uma taxação progressiva.

Tatyana Vendramini
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.