23/10/2019
Tamanho
 

Deputadas socialistas falam sobre a importância da Campanha do Outubro Rosa

Divulgação    
“Câncer de mama: juntos, sem medo”
 

“No Outubro Rosa, entidades brasileiras e internacionais se unem para compartilhar informações importantes e alertar as mulheres sobre o câncer de mama, além de incentivá-las a procurar ajuda médica assim que tiverem qualquer suspeita da doença”, explica a deputada federal Rosana Valle (PSB-SP). Além disso, o movimento visa proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. 

A socialista Lídice da Mata (BA) lembra que são mais de 60 mil casos por ano de câncer de mama. “É o câncer que mais atinge a mulher no Brasil, e também um grande número de casos letais, porém quanto mais cedo você descobrir mais cedo poderá ser curada”, ressalta.

A campanha do Outubro Rosa no Brasil começou em São Paulo, em 2 de outubro de 2002, quando um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, junto com o apoio de empresas, iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em São Paulo. A ação chamou atenção da mídia e deu início a campanha no Brasil.

“A Sociedade Brasileira de Mastologia aponta que na região sudeste estão os maiores percentuais de diagnósticos de câncer de mama, mais de 50% dos casos estão nessa região do País”, continua Rosana. Para ela, as mortes por câncer de mama podem ser evitadas e o conhecimento é a melhor maneira de convencimento.

Em 2019, a campanha do Instituto Nacional de Câncer (INCA) no Outubro Rosa tem como tema “Câncer de mama: juntos, sem medo”. Embora, o outubro concentra a maior parte das ações, o INCA e o Ministério da Saúde recomendam que as atividades sejam continuadas ao longo do ano e que as mulheres estejam atentas aos sinais e sintomas do câncer de mama todos os meses, para que possam buscar assistência médica.

 

 

Mariana Fernandes com informações do INCA
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.