05/11/2019
Tamanho
 

CPI de Brumadinho aprova relatório e pede a criação de observatório

Dinho Souto    
 

Foi aprovado por unanimidade o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a tragédia em Brumadinho (MG). O presidente da CPI, deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG), afirmou que o trabalho deve continuar em prol das vítimas atingidas pela tragédia. “Terminamos apenas uma parte da nossa caminhada. Vamos continuar com o relatório da Assembleia da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, do Senado Federal e com o Observatório que será criado.”

A CPI sugere a criação de um observatório permanente sobre barragens com focos na prevenção e no acompanhamento das ações em curso pela Vale e autoridades públicas, sobretudo quanto à reparação dos danos às famílias, ao meio ambiente e aos municípios atingidos.

“Terminamos por aqui, pois tínhamos que atender a outro sofrimento do povo brasileiro que é a questão do óleo no Nordeste. A mesma preocupação que temos com a lama em Minas Gerais, temos ao instalar outra CPI para apurar este outro grave crime que aconteceu na costa nordestina”, justificou Delgado.

O relatório propõe que os profissionais da Vale e da TÜV SÜD que elaboraram o atestado de estabilidade da barragem sejam enquadrados na Lei nº 9.605/1998, que trata das sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

Mariana Fernandes com informações da agência Câmara
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.