06/11/2019
Tamanho
 

Danilo Cabral pede auditoria sobre aumento da conta de luz com a privatização da Eletrobras

Sérgio Francês (03/11/19)   
 

Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf, uma das subsidiárias da Eletrobras, o deputado federal Danilo Cabral (PSB/PE) solicitará auditoria ao Tribunal de Contas da União (TCU) para analisar o processo de privatização da empresa do setor energético. O requerimento será protocolado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. A proposta para a venda da estatal foi encaminhada pelo governo federal ao Congresso na noite desta terça-feira (5).

Para Danilo Cabral, a venda da estatal gera grande prejuízo ao País. Ele cita como exemplos a previsão de arrecadação com o processo de privatização e a possibilidade do aumento das tarifas para a população. “Queremos, principalmente, entender o que leva o governo a vender algo estratégico para a soberania do País”, afirma. Segundo ele, a auditoria do TCU seria para analisar a precificação da Eletrobras e o impacto tarifário da descotização das usinas hidrelétricas.

Pelo projeto apresentado pelo governo, a União ficará com menos de 50% das ações da empresa, arrecadando R$ 16,2 bilhões com sua venda. "A empresa tem um lucro anual de R$ 13 bilhões. Além de venderam uma empresa estratégica, o valor orçado pelo governo mostra que o controle da estatal será vendido a preço de banana”, criticou Danilo Cabral.

O parlamentar ainda ressalta ser necessário que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e o TCU apresentem os dados à população. “Temos que evitar que o cidadão pague a conta novamente, visto que a descotização pode aumentar em até 16% a conta de luz”, disse. De acordo com Danilo Cabral, esse aumento pode gerar consequências também para o setor industrial.

"No caso do Rio São Francisco, ele é o principal ativo para desenvolvimento do Nordeste. Não se pode entregar as chaves da caixa d'água para uma empresa privada. Nosso questionamento não é sobre o conceito de privatização em si, mas o Estado não pode prescindir de atuação. Não podemos aceitar essa privatização sem o conhecimento dos dados", afirmou Danilo Cabral. 

Assessoria de imprensa do dep. Danilo Cabral
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.