11/11/2019
Tamanho
 

Camilo Capiberibe apoia reivindicação dos extrativistas no IV Congresso Nacional

Divulgação   
 

O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB/AP) acompanhou, em Brasília, o 4º Congresso Nacional do Conselho das Populações Extrativistas (CNS), realizado de 5 a 7 de novembro. O CNS foi criado, em 1985, sob a liderança do seringueiro, sindicalista e ambientalista Chico Mendes.

Camilo assumiu o compromisso levar ao presidente da Comissão de Meio Ambiente, da qual é vice-presidente, a proposta de criar um fórum permanente para debater as proposições do CNS. Em carta entregue aos parlamentares, o Conselho repudiou o discurso do governo federal de que a gestão ambiental sabota o desenvolvimento, e refutou a política de incentivo ao desmatamento e queimadas, garimpagem e extração ilegal de madeira.

O CNS defende “um modelo de desenvolvimento para a Amazônia fundamentado na valorização dos produtos da biodiversidade e no pagamento de serviços ambientais que prestamos ao Brasil e ao Planeta, como defendeu Chico Mendes, na década de 1980”.

Projetos – Camilo foi o relator da proposta que institui o Serviço de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), aprovada pela Câmara e que está agora sendo analisada pelo Senado, para remunerar as comunidades tradicionais pelas ações de preservação e recuperação ambiental.

Ele é o autor do projeto de Lei que determina regras para a aplicação dos recursos do Fundo Constitucional da Região Norte – FNO para incentivar a cadeia produtiva da biodiversidade da floresta amazônica (40%), para a modernização do agronegócio (30%), para pesquisa e inovação (15%) e para investimento livre (15%).

Documento – Os extrativistas também pedem “que o Congresso proteja o patrimônio natural brasileiro” “assegurando o futuro da vida na Amazônia” e elencam como ameaças as atividades ilegais e o desmonte das instituições do Estado.

Para Camilo, este “é um momento de resistência. Não podemos ficar entrincheirados só defendendo o que conquistamos, por que, senão, vamos perder. Temos conseguido, num ambiente de muita adversidade e dificuldade, defender com vocês esse patrimônio natural, social, cultural enorme que está ali na Amazônia”, afirmou.

Homenagem – Na Praça dos Três Poderes, cerca de 300 extrativistas de todo o Brasil realizaram um "Porongaço", em repúdio aos ataques do governo Bolsonaro ao Meio Ambiente e aos povos da floresta e prestaram homenagem a Chico Mendes. Também participaram de audiência na Câmara dos Deputados.

O Amapá esteve representado com uma delegação de 22 extrativistas vindos dos Assentamentos Agroestrativista do Anauerapucu, Foz do Mazagão, Maracá, Bailique, Rio Macacoari e da Reserva Extrativista do Cajari.

Assessoria de imprensa do dep. Camilo Capiberibe
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.