12/11/2019
Tamanho
 

Comissão aprova inscrição do nome de Dom Hélder Câmara no Livro dos Heróis da Pátria

Google Imagens   
 

A Comissão de Cultura aprovou, nesta terça-feira (12), parecer do líder do PSB na Câmara, Tadeu Alencar (PE), favorável ao Projeto de Lei nº 374/19, que inscreve o nome de Dom Hélder Câmara no Livro dos Heróis da Pátria. De autoria do também socialista, deputado João Campos (PE), a proposta busca dar o devido reconhecimento ao bispo da Igreja Católica que, durante a sua vida, pregou ideais de caridade e humildade e defendeu o Estado Democrático de Direito e os direitos fundamentais.

No projeto, João Campos destacou a importância de Dom Hélder Câmara como figura pública, tendo sua atividade política, social e religiosa reconhecida no mundo inteiro. “Passou a fazer conferências e pregações no exterior, desenvolvendo intensa atividade contra a exploração e a favor dos mais pobres”, ressaltou.

Arcebispo de Olinda e do Recife, desenvolveu intensa atividade contra a exploração e a favor dos mais pobres. Durante o regime militar foi perseguido por atuar junto a organizações não-governamentais, movimentos estudantis e operários e ligas comunitárias contra a fome e a miséria. Em 1970 denunciou pela primeira vez, em um pronunciamento em Paris, a prática de tortura a presos políticos no Brasil.

Dom Hélder Câmara pregava uma igreja simples, voltada para os pobres, e a não-violência. Por suas ideias e ações, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Foi o brasileiro mais indicado ao Prêmio Nobel da Paz, por quatro vezes.

O Projeto de Lei nº 374/19 segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A matéria está sujeita à apreciação conclusiva.

Memorial – O Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, memorial cívico que homenageia os heróis e heroínas nacionais que durante a vida pública lutaram para o engrandecimento do País, abriga o Livro Heróis e Heroínas da Pátria. Feito em aço, o exemplar fica exposto no monumento localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Miguel Arraes e Bárbara de Alencar figuram entre aqueles que merecem destaque nacional, e foram inscritos no Livro em dezembro de 2018.

A inclusão de Arraes nesse importante instrumento da história foi possível graças ao projeto de lei de autoria do socialista Tadeu Alencar, e subscrito por toda a Bancada Socialista. Já o nome de Bárbara de Alencar foi aceito para figurar no Livro em 2014, por sugestão da ex-deputada e atual vice-presidente do Tribunal de Contas da União, ministra Ana Arraes.

 

Tatyana Vendramini
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.