12/11/2019
Tamanho
 

Cássio Andrade critica empresas de exploração de minério em audiência pública

Dinho Souto   
Cássio Andrade participa da audiência pública
 

O deputado Cássio Andrade (PSB-PA) demonstrou sua preocupação com o povo diante da situação da exploração mineral no âmbito do Projeto Rio Verde, no Pará. A manifestação ocorreu nesta terça-feira (12), na Comissão de Minas e Energia, durante audiência pública para tratar do assunto. 
 
Ele lembrou que o Estado tem 8,5 milhões de habitantes, dos quais praticamente quatro milhões vivem com menos de meio salário mínimo por mês, e que a riqueza abundante no solo não é revertida para o povo. “Às vezes eu penso que a culpa é mesmo da classe política, que não peita essas grandes empresas, não faz exigir o que elas deveriam fazer”, disse.
 
Em seu primeiro mandato como deputado federal, Cássio disse que o que percebe nos bastidores das agências reguladoras, dos técnicos dos ministérios, de todos os governos, sejam esquerda ou direita, quem tem força, lobby e acesso a quem tem poder são pessoas que representam o capital.  
 
O que preocupa o parlamentar é que o minério retirado do Pará e de todo o Brasil não passa por fiscalização satisfatória. “Nós somos o ouvido do povo, a gente está aqui para ouvir a população, e o que mais nós escutamos é que muitos minérios saem pelos nossos portos sem ser fiscalizados ou contabilizados”, disse.
 
Crítico das grandes empresas, Cássio Andrade disse que não entende como a Vale, que fatura bilhões, ainda é isenta de pagar ICMS nos estados onde extrai minérios.
“Já não paga pelo ouro, já não paga pelo ferro, que na Constituição está escrito, é do povo brasileiro. A última coisa que é do povo ali é o minério. Fica para as empresas, que vem de fora, que o capital é internacional”, criticou. 
 
Sobre transparência, o socialista disse que essas grandes empresas não usam da transparência para expor os valores de suas transações. Ele criticou o fato do acesso de informação da empresa ser negado. “Isso é uma vergonha, ter o acesso de uma informação como essa, do povo brasileiro, negado. Eu espero que essa indecência de acesso a informação seja corrigida.”

 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.