20/11/2019
Tamanho
 

Lídice da Mata e Tadeu Alencar homenageiam Bel Borba com Medalha do Mérito Legislativo

Dinho Souto    
O artista soteropolitano Bel Borba em companhia de Lídice da Mata
 

Por sugestão da deputada Lídice da Mata (PSB BA) e indicação do lider do PSB na Câmara, Tadeu Alencar (PSB-PE), o escultor Bel Borba é um dos homenageados desta quarta-feira (20) com a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados. Criada em 1983, a Medalha condecora autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. O indicado pode ser cientista, político, ator, cantor, religioso, enfim, pessoas que em certo momento da história do País realizaram algum trabalho que teve repercussão e recebeu a admiração do povo brasileiro.

Cada líder partidário indica uma personalidade para ser agraciada com a Medalha. Membros da Mesa Diretora da Câmara também podem indicar dois homenageados.

Alberto José Costa Borba, conhecido pelo nome artístico de Bel Borba, nasceu em Salvador em 23 de janeiro de 1957. É desenhista, artista gráfico/plástico, produtor de cinema e ficou famoso por suas intervenções públicas na capital baiana com a técnica do painel em mosaico.

Ingressou em 1976 na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, tendo iniciado o trabalho artístico com a técnica da aerografia, que utilizou por muitos anos. Sua arte é vista em muitos pontos em Salvador, como no bairro do Candeal (onde se vê uma construção de serpente em aço inoxidável que mede 85 metros de comprimento) e no Largo de Roma que abriga uma escultura em homenagem a Santa Irmã Dulce; além de cobrir em mosaicos os pontos de ônibus, pedras, árvores, postes, túneis, muros, encostas e avenidas baianas. Em Salvador, suas obras também estão em bairros como Rio Vermelho, Ondina, Horto Florestal, Amaralina, Boca do Rio. E no município de Lauro de Freitas, obras do artista podem ser conferidas na Praça Beira Mar e Praça das Artes e na lateral de proteção da ponte sobre o rio Joanes. No exterior, já produziu intervenções artísticas em Nova Iorque e tem obras também em Madri. 

Assessoria de imprensa da dep. Lídice da Mata
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.