05/02/2020
Tamanho
 

Camilo chama ministro da Justiça para explicar uso político dos cargos da Funai

Sérgio Francês   
Daputado Camilo Capiberibe convoca ministro Sérgio Moro
 

O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB-AP) apresentou, nesta terça-feira (4), requerimento na Câmara dos Deputados para convocar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, para prestar esclarecimentos sobre as mudanças promovidas na Fundação Nacional do Índio (Funai), que permite a contratação de pessoas de fora do quadro de servidores para chefiar a coordenadoria de Índios Isolados, uma das áreas mais sensíveis da política indigenista. 
 
Logo depois da mudança, o ex-missionário evangélico na Amazônia, Ricardo Lopes Dias, foi nomeado chefe do órgão. Um servidor de carreira da Fundação chefiava a coordenação anteriormente, mas foi exonerado em outubro do ano passado. A organização norte-americana Missão Novas Tribos do Brasil, da qual fez parte o ex-missionário, elogiou a indicação.
 
O parlamentar afirma que a mudança representa gravíssimos prejuízos à política indigenista e à preservação ambiental, além de parecer uma concessão aos ruralistas e a outros setores adversários da própria política indigenista, o que põe em risco tanto as comunidades tradicionais isoladas e recém-contatadas, tornando vulneráveis, ainda, os próprios servidores da Funai em trabalho de campo. “A política indigenista e a ocupação desses cargos deve ter como diretriz a Constituição Federal”, conclui Camilo.
 
O requerimento de convocação foi apresentado às Comissões de Direitos Humanos e Minorias e de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável.

Assessoria de imprensa do dep. Camilo Capiberibe
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.