17/03/2020
Tamanho
 

Deputados socialistas propõem medidas de combate ao COVID-19

Chico Ferreira   
Socialistas explicam propostas de combate ao COVID-19
 

O líder do PSB na Câmara, Alessandro Molon (RJ), e os deputados socialistas Tadeu Alencar (PE) e Elias Vaz (GO) apresentaram, nesta terça-feira (17), documento ao ministro da Economia, Paulo Guedes, com 25 propostas da bancada do PSB para que o Brasil supere a crise provocada pelo novo coronavírus (COVID-19).  
 
De acordo com o texto, o País precisa se unir, de forma eficiente, para evitar os efeitos catastróficos do COVID-19 na população e na economia. As propostas apresentadas têm como premissa: frear a disseminação do novo coronavírus; proteger, prioritariamente, grupos de risco, como cidadãos maiores de 60 anos; oferecer mais infraestrutura, insumos e equipe qualificada para atendimento à população; e, assegurar renda aos menos favorecidos, para que possam atravessar este período de incertezas. 
 
Destacam-se, entre as ações, a proposta de deixar a meta fiscal de lado momentaneamente e a garantia de recursos necessários para a Saúde e atividades de apoio, com o objetivo de assegurar a contratação de pessoal e a compra de remédios e equipamentos fundamentais. Existe, também, a garantia de recursos para os que não têm emprego ou que serão diretamente afetados pelo isolamento social, além de incentivo a indústria nacional para aumentar a produção de insumos vitais para o combate à doença.  
 
Molon contou que as medidas foram muito bem recebidas pela equipe econômica do Governo, com ressalva para algumas, como a suspensão do teto de gastos. No entanto, algumas medidas também já eram estudadas pela pasta, como o estímulo à indústria nacional. “Outras não haviam sido pensadas, mas foram bem recebidas e serão estudadas, como uma renda básica para os vulneráveis, e a elevação do valor do Bolsa Família, não apenas a inclusão de novos beneficiários, mas o aumento do valor do Bolsa Família. O governo ficou de avaliar essa proposta”, acrescentou.    
 
Para o líder socialista, o PSB tem o papel de fazer oposição séria e responsável, não apenas divergir do governo quando entender que ele erra, mas levar propostas de saída para o País. “Esse foi o sentido da nossa reunião com o ministro Paulo Guedes, de fazer esse papel de levar propostas ao Governo de medidas emergenciais, para que elas sejam adotadas”, esclareceu.

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.