06/04/2020
Tamanho
 

Rafael Motta propõe o uso de hospitais militares por civis durante pandemia

Sérgio Francês   
 

Diante das projeções que apontam para a proliferação rápida do novo coronavírus e para a falta de estrutura da saúde pública e privada para atender toda a população, o deputado federal Rafael Motta (PSB-RN) sugere ao ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, a adoção de medidas para autorizar o uso de hospitais militares por civis durante a pandemia do novo coronavírus. A indicação nº 184/2020 solicita o atendimento de civis em hospitais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, voltados ao atendimento exclusivo de militares, seus cônjuges e dependentes. “Entendemos que o momento exige soluções imediatas”, justifica o socialista.

O Governo Federal divulgou que as Forças Armadas farão a instalação de hospitais de campanha em áreas com o maior número de casos. Mas, quase 100% dos leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) estão ocupados, e o número de pessoas infectadas deve aumentar exponencialmente até o fim de junho. “Acreditamos que os hospitais de campanha não serão suficientes para atender a demanda. Além disso, os hospitais militares têm estrutura para auxiliar na contenção da pandemia, bem como de atender os enfermos emergenciais que surgem em demandas cotidianas”, diz Motta.

Com essa medida, o deputado quer garantir que o Brasil não reproduza a mesma situação dramática da Itália, uma vez que o colapso do sistema de saúde do país europeu tem sido um dos principais desafios da pandemia no mundo.

Mariana Fernandes
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.