14/05/2020
Tamanho
 

João Campos questiona secretário do Tesouro sobre ações pós-pandemia

Dinho Souto    
 

Mais uma vez, o deputado federal João Campos (PSB-PE) demonstrou preocupação com o período que virá após a pandemia. Nesta quinta-feira (14), durante reunião virtual da Comissão Mista que acompanha as ações de combate ao coronavírus, e que teve como convidado o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Facundo, o parlamentar questionou o que deverá ser feito para a retomada de uma trajetória de desenvolvimento econômico e inclusão social, ao destacar o número recorde de desempregados que o Brasil terá ate o final deste ano, em decorrência da crise provocada pela Covid-19. De acordo com estimativa de alguns economistas, cerca de 30% da população economicamente ativa perderá o emprego. Além disso, conforme ressaltou João Campos, o País terá que lidar com a falência de milhares de pequenas e médias empresas e com estados e municípios em crise fiscal extrema. “Esse deve ser o momento de resgatar as preocupações com políticas de desenvolvimento para o Brasil e sustentar uma política de investimentos estratégicos em infraestrutura. Nenhuma retomada vai ocorrer com uma política fiscal excessivamente rígida”, alertou o socialista.

Para Mansueto, o Congresso Nacional deu um comando muito claro, nesse momento, para que fosse feito o necessário em relação aos gastos para combater a crise. “Só que esse gasto é para despesa temporária. Então, agora conseguimos conciliar, sabendo que vamos ter um déficit fiscal muito maior do que era esperado e uma dívida também muito maior. Mas, depois da crise, teremos que ver como vamos lidar com isso”, afirmou. O secretário do Tesouro destacou ainda que, após a pandemia, será preciso decidir o País que queremos. “É um País que irá melhorar seu sistema tributário para incentivar a inovação, melhorar a educação pública? Qual é o País que nós queremos”, questionou. De acordo com Mansueto, o Brasil é um país com uma rede de assistência social ampla, mas que requer melhorias. “Precisamos melhorar o que já existe. Esse é o embate que deveremos ter", ponderou.

Na próxima quinta-feira (21), a Comissão Mista recebe o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. A reunião está marcada para as 11h.

Tatyana Vendramini
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.