19/06/2020
Tamanho
 

Projeto de Gervásio Maia garante renda para entregadores de aplicativos durante pandemia

   
 

O deputado federal Gervásio Maia (PSB/PB), protocolou, nesta quinta-feira (18), o Projeto de Lei nº 3384/20, com o objetivo de assegurar os direitos básicos dos entregadores de produtos de empresas de aplicativos no período da pandemia.

Para o parlamentar, se faz necessário olhar para esses profissionais, que dobraram a demanda de trabalho durante a pandemia do coronavírus. "Esses profissionais estão se arriscando diariamente desde o início da pandemia. Muitos estão realizando jornadas exaustivas, se expondo ao vírus, sem nenhum tipo de auxílio ou bonificação. É preciso rever essa injustiça urgentemente", destacou o vice-lider da oposição na Câmara.

De acordo com o projeto, enquanto vigorar o decreto de calamidade pública da Covid-19, as empresas de transporte particular por aplicativos de celular deverão adotar as seguintes determinações:

Garantir aos profissionais motoristas o ressarcimento de uma manutenção anual do veículo cadastrado, no valor correspondente a, no mínimo, R$ 500,00 (quinhentos reais), mediante apresentação de Notas Fiscais;
 
Assegurar aos profissionais vale - alimentação mensal, no valor mínimo de, R$ 200,00 (duzentos reais) para indenização de despesas com alimentação;
 
Efetuar o pagamento do valor integral correspondente ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), no ato do licenciamento anual, do veículo cadastrado na plataforma de aplicativos para serviços de entrega;

Na hipótese do veículo possuir direito à isenção do pagamento do IPVA, o valor correspondente ao seguro DPVAT deverá ser pago pela empresa junto com o licenciamento anual ou com o serviço de emplacamento do veículo cadastrado.

Ainda de acordo com o PL, fica  "expressamente vedado condicionar o pagamento das despesas de que trata o presente artigo a coparticipação, contribuição ou qualquer forma de desconto na remuneração do entregador, cadastrado na plataforma do serviço de aplicativo para entrega de produtos à domicílio".

Assessoria de imprensa do dep. Gervásio Maia
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.