22/06/2020
Tamanho
 

Indígenas do Amapá e Norte do Pará pedem ações urgentes para combater o coronavírus

Frances Correa   
 

O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB/AP) enviou ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Justiça o pedido de socorro que recebeu dos povos indígenas do Amapá e Norte do Pará em carta assinada pela Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Estado do Amapá e Norte do Pará (APOIANP). Os indígenas denunciam a precariedade do atendimento pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), a ausência de testes na Casa de Apoio de Macapá antes do retorno às suas aldeias – o que os faz suspeitar de que possam levar o vírus às comunidades – e o decorrente agravamento dos contágios e mortes pelo coronavírus nas terras do Amapá e Norte do Pará.

Na carta da APOIANP que Camilo enviou ao Ministro da Justiça, André Luiz de Almeida Mendonça, e ao ministro interino da Saúde, General Eduardo Pazuello, os caciques listam providências para o tratamento da saúde dos povos indígenas e solicitam “imediato atendimento para evitar uma tragédia”. Eles pedem apoio dos órgãos federais e estaduais que têm responsabilidades legais e listam FUNAI, MPF, Justiça Federal, SESAI, DSEI, SESA e Vigilância Sanitária.

Os indígenas pedem o envio de equipes de saúde e de testes rápidos às aldeias Matawaré, Bona, Aldeia Xuixuimene, Aramapuku e Tapauku, onde há dezenas de casos suspeitos de Covid-19, e aos polos do DSEI para atender todas as aldeias.

Como argumentos, apontam as previsões legais e as afirmações do secretário de saúde indígena que, dizem na carta, “afirma que a SESAI está atenta à situação dos povos indígenas e que está atuando para atender esses povos e que tem bastante dinheiro para isso”.

Nos ofícios, o deputado Camilo reforça que “enviem às comunidades citadas os profissionais de saúde e insumos necessários para frear o crescimento do contágio pelo coronavírus entre aqueles povos indígenas e evitar o genocídio anunciado e covarde”.

 

Assessoria de imprensa do dep. Camilo Capiberibe
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.