23/06/2020
Tamanho
 

Deputado Gervásio Maia ressalta retrocessos nas ações do governo Bolsonaro

Sérgio Francês   
 

Um caminho cheio de retrocessos. Esse é o resumo da fala do deputado socialista Gervásio Maia (PSB/PB), em sessão virtual desta terça-feira (23), sobre o governo Bolsonaro. O parlamentar destacou a medida do Governo Federal que cancelou o ato do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, que havia retirado os direitos de negros, indígenas e pessoas com deficiência de participar do sistema de cotas em curso de pós-graduação nas universidades federais. Com esse último ato do Executivo, fica reestabelecido o sistema de cotas.
 
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) pressionou o governo Bolsonaro, mais uma vez, a rever suas atitudes equivocadas quando engressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ato do ex-ministro se tornasse ilegítimo.
 
Para Gervásio, o governo tem pautado suas ações em reiteradas ações equivadas. "Hoje, o governo (Bolsonaro) percebe o erro e engata novamente marcha ré. Tem sido sempre assim. O governo com atos equivocados sempre. E a Câmara dos Deputados tendo que agir para coibir os malfeitos do governo Bolsonaro", enfatizou. O parlamentar lembrou ainda da decisão que mudou o sistema de escolha dos reitores das universidades e que, posteriormente, o Executivo desfez o ato.
 
Desigualdades
 
"Não existirá um país prospero, com potencial que tem o Brasil, que tem condições de se desenvolver e diminuir as extremas desigualdades que nós temos, sem a educação", destacou ainda em seu discurso, Gervásio Maia. Ele cobrou que o Parlamento avance também com a pauta do novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). "O aumento da participação da União no novo Fundeb se faz urgente. Os estados não aguentam mais bancar a conta sozinhos. E olha que a fatia maior da arrecadação fica com a União", completou. 

Fabrício Francis
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.