25/06/2020
Tamanho
 

João Campos cobra informações do Ibama e da Marinha sobre reaparecimento de óleo no Nordeste

Google Imagens   
 

O deputado federal João Campos (PSB-PE) quer que os órgãos federais competentes prestem esclarecimentos quanto ao reaparecimento das manchas de óleo no Nordeste brasileiro. Por meio de dois requerimentos de informações apresentados nesta semana, um ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e outro ao ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, o parlamentar espera que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Marinha do Brasil se pronunciem quanto ao ocorrido novamente nos litorais de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Bahia.
 
Na Câmara, João Campos é relator da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o vazamento de óleo que, desde agosto de 2019, atingiu nove estados nordestinos, além do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, e foi considerado o maior desastre ambiental da história do litoral brasileiro em extensão. "Desde então, essas regiões vêm sofrendo com a poluição causada por manchas de petróleo de origem, até o momento, desconhecida. Todo o ecossistema marinho foi afetado de forma direta, e a economia com base no turismo das praias sofreu forte impacto, com consequências especialmente graves para a população que vive da pesca", lamentou. 
 
Segundo o parlamentar, muitas perguntas sobre o surgimento e o ressurgimento de manchas de óleo ainda precisam ser respondidas. "Tais respostas são essenciais para que a Câmara verifique o que ocorreu e os responsáveis. Além disso, é importante uma avaliação das ações adotadas pelo Poder Público para podermos propor melhorias na legislação e evitar que novos desastres ambientais como esse ocorram", afirmou. Dados do Ibama mostram que, somento no litoral de Pernambuco, durante o período de setembro de 2019 e meados de março de 2020, houve 55 pontos de toques de óleo. 
 
 

Tatyana Vendramini
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.