14/07/2020
Tamanho
 

PSB quer esclarecimentos de Marcos Pontes sobre vacância na diretoria do INPE

Google Imagens    
 

O líder do PSB na Câmara, Alessandro Molon (RJ), junto com toda a bancada socialista, apresentou, nesta terça-feira (14), Requerimento de Convocação do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. O Partido quer que o chefe da Pasta preste esclarecimentos, em Comissão Geral, sobre a situação na direção do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).   
 
O líder do PSB lembra que em agosto de 2019, o ministro Marcos Pontes nomeou Darcton Damião para a direção interina do INPE. Oito meses depois, especificamente em abril deste ano, Pontes anunciou abertura de processo seletivo para a escolha do diretor efetivo, com prazo até 31 de maio. No entanto, mais de um mês depois de encerrado o prazo e 11 meses desde a vacância do cargo, ainda não há indicação de novo diretor para a função. 
 
Enquanto essa situação não é resolvida, as taxas de desmatamento da Amazônia aumentam. Segundo dados divulgados pelo próprio governo, há 14 meses seguidos o desmatamento é mais alto em relação ao ano anterior. E mais uma vez o governo vai na direção oposta ao demitir a responsável pelos sistemas de monitoramento de desmatamento da Amazônia, Lúbia Vinhas, por divulgar dados do desflorestamento. 
 
Para Molon, é inadmissível que o principal órgão de monitoramento da Amazônia fique a deriva por quase um ano, submetido aos caprichos de um governo que não se preocupa minimamente com a preservação da maior floresta tropical do mundo. “O governo Bolsonaro precisa agir com transparência e seriedade no combate ao desmatamento, atuando de verdade, em vez de investir em propaganda que não se sustenta. Um governo que não entende a urgência e a importância da preservação da Amazônia. Além de comprometer o meio ambiente, também prejudicará a nossa economia. É central, ou garantimos um desenvolvimento sustentável, ou o Brasil se tornará um país do passado.”   

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.