20/07/2020
Tamanho
 

Tadeu Alencar e João Campos defendem renda básica a milhões de brasileiros

   
 

A necessidade da criação de um renda básica que alcance milhares de brasileiros, o investimento e a preservação da cultura nacional e a aprovação do novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), em votação na Câmara nesta semana, foram temas abordados durante live realizada pelo deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) e o também socialista João Campos (PSB-PE), na noite desta segunda-feira (20).
 
No Congresso, a proposta de renda básica ganha força, especialmente a partir desta terça-feira (21), com o lançamento da Frente Parlamentar para tratar do assunto. Encabeçado pelo deputado João Campos, o colegiado conta com a participação suprapartidária de deputados e senadores e tem como objetivo desenvolver proposta de política pública de proteção social que possa articular universalização com qualidade. "Se o auxílio emergencial acabar de maneira abrupta, 80 milhões de brasileiros perderão sua renda. O Estado tem que oferecer uma forma de renda a essas famílias", defendeu o parlamentar. João garantiu que existem maneiras de buscar recursos para promover o benefício com responsabilidade fiscal, e elecou várias possibilidades de alavancar receitas, como as isenções fiscais. 
 
A necessidade de uma renda permanente ficou ainda mais clara, conforme destacou Tadeu Alencar, a partir da pandemia, que explicitou ainda mais as desigualdades existentes no País. "Vimos que 93% da renda de 100 milhões de brasileiros vieram do auxílio emergencial aprovado pelo Congresso. Isso evidencia ainda mais a quantidade de pessoas em situação de vulnerabilidade no Brasil."
 
A cultura também mereceu destaque na conversa desta segunda-feitra. Tadeu lembrou que este foi o segmento que sofreu as primeiras consequências da pandemia e, provavelmente, será o último a retomar suas atividades. "O setor cultural tem sido muito perseguido pelo atual governo. É preciso entender a cultura também como parte da economia, que movimenta renda por meio de milhares de empregos diretos e indiretos." O parlamentar, que é presidente da Frente Parlamentar Mista do Cinema e do Audiovisual, comemorou a aprovação da Lei Aldir Blanc, que irá injetar bilhões na área em estados e municípios. 
 
Fundeb - Para João Campos é um equívoco retirar recursos do Fundeb para colocar em outros programas, como defendeu o Governo Federal. "Não tem sentido tirar verba da educação", criticou o socialista. Importante destacar que o Fundeb é responsável pelo financiamento de mais de 60% da educação básica no Brasil. A proposta em discussão no Congresso (PEC 15/15) torna o Fundo permanente, além de aumentar gradativamente a participação da União nos recursos, indo dos atuais 10% para 20%, em 2026. 
 

Tatyana Vendramini
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.