22/07/2020
Tamanho
 

Frente Parlamentar Ambientalista debate ações conjuntas com as Frentes estaduais

Sérgio Francês   
 

A Frente Parlamentar Ambientalista, coordenada pelo deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), realizou, nesta quarta-feira (22), debate virtual com os coordenadores das frentes ambientalistas das assembleias estaduais. O objetivo do encontro foi alinhar os temas debatidos em cada Estado com aqueles debatidos no Congresso Nacional, para promover ações conjuntas que fortaleçam as políticas públicas ambientais.
 
Diante do momento desafiador, de ações críticas contra o meio ambiente, Agostinho destacou a importância da realização de um trabalho em todas as pontas, em todas as bases. De acordo com o deputado, os defensores do meio ambiente têm resistido aos desmontes da política ambiental. No entanto, essas ações ocorrem não só no âmbito do Governo Federal, mas também em muitos Estados e municípios. Por isso, o socialista reforçou a necessidade da realização do trabalho coordenador, tanto para avançar, quanto para resistir a uma série de desmandos. 
 
O socialista contou que tem recebido muita demanda de Estados de todo o País devido a situações como a flexibilização da legislação. “Muitos Estados estão liberando o desmatamento, não estão fiscalizando, não estão fazendo a sua lição de casa”, criticou. 
 
Coordenadora da Frente Ambientalista na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Marina Helou (Rede) explicou que o grupo do Legislativo estadual atua intensamente por meio de audiências públicas e seminários. O que é extraído dessas reuniões é encaminhado ao Executivo no intuito de se cobrar uma agenda fundamental nas pautas do meio ambiente. “Essa forma de trabalhar da Frente Parlamentar é bastante importante, ao mesmo tempo que a gente mantém o nosso grupo engajado, com temas constantes e eventos constantes”, disse. 
 
Leandro Grass (Rede), coordenador da Frente Ambientalista na Câmara Legislativa do Distrito Federal, destacou o debate permanente realizado pela Frente na Câmara dos Deputados, que promove o compartilhamento de conhecimentos e o apoio em determinados momentos. Para ele, é fundamental essa troca de informações, pois ajudam na implementação de iniciativas no âmbito local. É o caso da Lei 6518/20, do DF, que estabelece o tratamento dos resíduos orgânicos. “Isso teve muito a ver com uma mesa que fizemos na Câmara. A Lei já está, inclusive, valendo. Ela estabelece, no prazo de cinco anos, diretriz para a política de tratamento dos resíduos orgânicos, o que é fundamental do ponto de vista da Política de Resíduos Sólidos”, explicou.     

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.