22/07/2020
Tamanho
 

Projeto de Gervásio Maia obriga planos de saúde a cobrirem teste para Covid-19

   
 

O Projeto de Lei 3885/2020, de autoria do deputado federal Gervásio Maia (PSB/PB), obriga as operadoras de planos de saúde a realizarem o teste sorológico para Covid-19. Os testes sorológicos, também conhecidos como testes rápidos, feitos a partir da coleta de sangue, detectam anticorpos - ou seja, se a pessoa já teve contato com o vírus.

Para Gervásio, a aprovação do PL é de fundamental importância, uma vez que a baixa capacidade de realizar testes é uma das principais fraquezas do Brasil para o enfrentamento do novo coronavírus. "O Brasil aponta uma enorme subnotificação devido à pouca testagem. A Organização Mundial de Saúde e todas as autoridades relacionadas ao tema, ressaltam a importância de testar a população para a elaboração de ações contra a Covid-19”, ressaltou o parlamentar.

O PL prevê a inclusão no rol de procedimentos obrigatórios dos planos de saúde o exame sorológico com a finalidade de identificar a presença de anticorpos IgA, IgC ou IgM no sangue dos usuários expostos ao novo coronavírus.

O Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de casos confirmados da doença respiratória provocada pelo novo coronavírus, com mais de 2 milhões de infecções, e também o segundo com mais mortes, com 81.597 óbitos registrados (até terça-feira). Apenas os Estados Unidos têm mais casos e mortes por Covid-19. O número de infecções pelo novo coronavírus no mundo superou a casa de 15 milhões.

Também assinam a coautoria do projeto, os socialistas Alessandro Molon, Vilson da Fetaemg, João Campos, Lídice da Mata, Cássio Andrade, Bira do Pindaré, Denis Bezerra, Camilo Capiberibe, Gonzaga Patriota e Júlio Delgado.

Assessoria de imprensa do dep. Gervásio Maia
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.