30/07/2020
Tamanho
 

Líder do PSB, Alessandro Molon, critica falta de ações do Governo para conter a pandemia

   
 

O líder do PSB na Câmara, Alessandro Molon (RJ), participou, nesta quinta-feira (30), da live ‘Janelas Temáticas’ para discutir a pandemia no Brasil. O evento, organizado pelo PSB, PDT, Rede, PV e Cidadania teve como mediador o médico sanitarista Eduardo Jorge (PV) e contou com a participação do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, da deputada federal Joênia Wapichana (Rede) e dos prefeitos de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), e de Vitória, Luciano Rezende (Cidadania).  
 
Para Molon, todos sabem que o País vive uma situação dramática, com um presidente da República que tem se orientado pelo mais profundo obscurantismo e insistido no negacionismo da crise sanitária e sua gravidade. “[Bolsonaro] coloca em dúvida a ciência, foge da sua responsabilidade objetiva quando é questionado pelo número de mortes e transfere a responsabilidade para prefeitos e governadores”, criticou. 
 
Entre as ações do presidente citadas pelo socialista estão as duas demissões de ministros da saúde, entre eles Mandetta, durante a crise causada pela pandemia por que se recusaram a desacreditar o distanciamento social e receitar um remédio sem eficácia comprovada. 
 
Além disso, 71% dos recursos públicos destinados ao combate à pandemia não foram empenhados corretamente. Por esse motivo, o líder lembrou que o PSB apresentou Requerimento de Informação no Tribunal de Contas da União e também solicita a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para cobrar tal responsabilidade. “A situação é tão grave que o presidente da República foi denunciado por crimes contra a humanidade e genocídio no Tribunal Penal Internacional”, declarou.
 
Segundo o socialista, a pandemia vem agravando chagas históricas como a desigualdade, o que, para o PSB, é o principal problema do Brasil. “Isso – a pandemia – prejudica a educação daqueles que não podem ter acesso a aulas online, dificulta o acesso ao emprego e renda, dificulta o acesso a leitos hospitalares, a remédio e a tratamento. Essa desigualdade, que já é brutal no Brasil, se agrava em uma situação como essa.”

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.