02/09/2020
Tamanho
 

Frente Ambientalista apresenta Plataforma Ambiental aos Municípios

   
 

A Frente Parlamentar Ambientalista, junto com a SOS Mata Atlântica e a Anamma, realizou, nesta quarta-feira (2), live para apresentar à sociedade, aos candidatos e candidatas às Eleições Municipais de 2020 a Plataforma Ambiental aos Municípios. Essa plataforma apresenta um conjunto de ações para construção de uma agenda ambiental forte nos municípios, voltada ao desenvolvimento sustentável, inclusivo e duradouro. 
 
Para o coordenador da Frente Ambientalista, deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), a plataforma é uma ferramenta importante para que as pessoas se comprometam com a questão ambiental. Apesar disso, ele acredita que é interessante avançar na ideia da plataforma, para que ela possa mostrar indicadores e caminhos a serem seguidos. 
 
Ele citou o exemplo dos municípios, que passam por dificuldades, principalmente aqueles que contam com até 20 mil habitantes, ou seja, 80% dos municípios brasileiros. “São cidades muito pequenas que não têm os técnicos necessários para fazer um trabalho mais sério, mais aprofundado. São municípios que dependem muito do esforço de voluntariado, da própria sociedade civil. É preciso capacitar o pessoal”, disse. 
 
De acordo com o parlamentar, tem muita gente que sai dos cursos de gestão ambiental, engenharia ambiental, mas não tem a mínima ideia do que é uma administração pública. “É preciso entender a questão de trabalhar de maneira integrada, de que a questão ambiental tem que estar em todas as secretarias. A integração de políticas públicas é essencial. É preciso entender que o Brasil é um continente, com todos esses biomas, essa riqueza de biodiversidade, é fundamental que a gente possa trabalhar de uma maneira estratégica”, completou. 
 
Apesar de reconhecer os benefícios que a Plataforma oferece, Agostinho reforçou que as propostas ambientais para prefeitos e vereadores não se esgotam nela. “A plataforma é o piso, não é o teto. Cada região tem as suas particularidades, pode ter um projeto de desenvolvimento baseado na sustentabilidade. E sustentabilidade não é só amarras, é caminho, é norte e é futuro”, declarou. 

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.