09/09/2020
Tamanho
 

Em debate virtual, Rodrigo Agostinho chama atenção para a conservação do Cerrado

Divulgação   
 

O Dia Nacional do Cerrado é celebrado anualmente em 11 de setembro. E para discutir sobre a importância econômica, social e ambiental deste bioma, que a Frente Parlamentar Ambientalista realizou, nesta quarta-feira (9), webinário com pesquisadores e ONG´s para pensar políticas para a conservação da savana brasileira e a proteção dos seus povos. 
 
Ao lembrar que o Cerrado ocupa 23% do território brasileiro, o coordenador da Frente, deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), disse que o bioma está sendo profundamente desmatado em velocidade assustadora. “Nós já temos dentro do Cerrado 61 milhões de hectares de pastagens, 26 milhões de hectares de agricultura. É assustador esse volume enorme de área de biodiversidade que já perdemos”, lamentou. 
 
Para ele, depois que o Brasil aprendeu a utilizar os solos do Cerrado, o desmatamento cresceu assustadoramente. Ele lembrou que esse bioma é a savana com a maior biodiversidade do mundo. “A gente tá perdendo tudo isso em uma velocidade muito intensa”, alertou. 
 
Ainda de acordo com o socialista, debater o Cerrado agora é discutir o que vai ou não ficar de pé. Uma das iniciativas que ele considera importante, por exemplo, é a criação urgente de uma Unidade de Conservação na região do Matopiba, que pode ir toda ao chão, segundo Agostinho. “Nós não temos grandes maciços de Unidades de Conservação do Cerrado. Tem uma escassez enorme de conservação do Cerrado. Não consigo enxergar no atual governo a possibilidade da criação dessas áreas protegidas, mas é essencial que isso aconteça.”
 
O deputado reforçou que é necessário preservar alguns grandes fragmentos do Cerrado, que ainda é possível. Ele reconheceu que o bioma tem uma relação com o fogo, mas que esses incêndios acontecem em outro momento e não são tão devastadores como os ocorrem atualmente. “Tenho certeza que o Cerrado é o bioma brasileiro mais ameaçado. Com as mudanças climáticas todos os estudos apontam que o Brasil vai ter um processo de savanização. Mas se não sobrar Cerrado para ter propago, não vai ter nem savanização”, explicou. 
 

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.