09/09/2020
Tamanho
 

Líder do PSB, Molon, cobra esclarecimentos sobre medidas de combate às queimadas no Pantanal

Chico Ferreira   
 

O líder do PSB na Câmara, Alessandro Molon (RJ), apresentou, nesta terça-feira (9), requerimento para que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, compareça ao Plenário da Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre as providências adotadas pelo Poder Executivo em relação ao combate às queimadas no Pantanal brasileiro. 
 
Dados do Ibama estimam que mais de 2 milhões de hectares já foram atingidos pelo fogo em todo Pantanal, uma área equivalente a 14 vezes a cidade de São Paulo. Além disso, o mês de setembro é o mês com a média mais alta de focos de incêndio e as chuvas costumam chegar somente na segunda metade de outubro. 
 
De acordo com Molon, um dos biomas mais ricos em biodiversidade do planeta, o Pantanal, registra a maior seca em 47 anos, superando os números registrados na década de 60. Mesmo o período chuvoso recebe a metade das precipitações esperadas. “Foi esse somatório de elementos, seca recorde, acumulo de biomassa inflável e ação humana, que resultou no maior incêndio já registrado no bioma”, explica. 
 
Segundo nota técnica do Instituto Centro de Vida (ICV), com base em dados da NASA e do Inpe, foram identificados que apenas nove pontos iniciais de incêndio foram responsáveis pela destruição de cerca de 324 mil hectares, ou 67,5% da área total queimada no bioma nesse período. O documento aponta que metade da área afetada por incêndios no período incidiu em imóveis rurais inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR), com 874 mil hectares contabilizados. A categoria é seguida das áreas não cadastradas, que tiveram 367 mil hectares consumidos pelo fogo. 
 
O socialista afirma que as queimadas ligaram o alerta até mesmo dos serviços de saúde, que temem uma alta na demanda por leitos para tratamento de doenças respiratórias, já lotados por causa da pandemia do novo coronavírus. “É esse ambiente, que vem queimando com força extrema nunca vista, que precisa dos esclarecimentos necessários, tendo como objeto a estruturação do sistema de proteção e combate aos incêndios florestais no bioma, além do apoio e execução de ações integradas pelos órgãos estaduais e federais.”

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.