15/09/2020
Tamanho
 

Deputado Rafael Motta faz questionamentos sobre reajustes de planos de saúde

Sérgio Francês   
 

O deputado Rafael Motta (PSB-RN) apresentou, nesta terça-feira (15), Requerimento de Informação para que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, preste esclarecimentos sobre a cobrança retroativa referente aos reajustes dos planos de saúde suspensos em 2020. 
 
O parlamentar questiona, por exemplo, se há a possibilidade de isenção dos reajustes dos planos de saúde suspensos em 2020. Outro questionamento é, caso não haja a possibilidade de isenção, como será realizada a cobrança retroativa referente aos reajustes dos planos. 
 
De acordo com Rafael Motta, a pandemia do coronavírus tem derrubado a economia e colocado o Brasil no caminho da recessão. Diante disso, uma das medidas estabelecidas para reduzir o impacto da crise nas famílias brasileiras foi a suspensão dos reajustes dos planos de saúde de setembro a dezembro deste ano. 
 
Por mais louvável que seja a medida, Motta considera que ela não resolveu o problema de milhões de usuários de planos de saúde, que tiveram as suas mensalidades reajustadas este ano a acabaram abrindo mão de seus contratos porque não conseguiram pagar. 
 
A preocupação do socialista é como será realizada a cobrança retroativa dos reajustes suspensos. Segundo ele, sem um posicionamento claro da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o restabelecimento da aplicação dos reajustes a partir de janeiro de 2021, acrescidos da cobrança retroativa, podem resultar em mensalidades altas demais para o orçamento do consumidor, repercutindo novamente em um efeito expulsório dos planos. 
 
O socialista destaca que o alto preço dos convênios médicos não prejudica apenas os beneficiários, mas acarreta uma diminuição de clientes, prejudicando inclusive os próprios planos de saúde, além de provocar uma sobrecarga no Sistema Único de Saúde (SUS). “Em razão da crise social provocada pela pandemia, as pessoas deixarão de pagar pelo plano para usar exclusivamente os serviços públicos de saúde”, completou. 
 

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.