16/09/2020
Tamanho
 

Cássio Andrade cobra informações sobre renegociação de taxas de juros imobiliários

Chico Ferreira   
 

O deputado federal Cássio Andrade (PSB-PA) apresentou Requerimento de Informação, nesta quarta-feira (16), para que o ministro da Economia, Paulo Guedes, preste esclarecimentos sobre as medidas adotadas pela Caixa Econômica Federal para viabilizar a renegociação de taxas de juros em contratos de financiamento imobiliário. Ele questiona, por exemplo, se há, atualmente, alguma opção à disposição dos clientes da Caixa de renegociar as taxas de juros de contratos de financiamento firmados com a instituição. 
 
Cássio explica que a taxa Selic, principal referência para as taxas de juros praticadas no Brasil, tem caído de forma significativa. Essa taxa era de 6,5% ao ano em 2019 e passou para 2% ao ano, em agosto de 2020. Isso mostra que a taxa hoje cobrada é menos de um terço daquela que vigorava no início do ano passado. 
 
De acordo com o parlamentar, nesse cenário, é de se esperar que as taxas de juros praticadas no mercado de crédito, especialmente as de operações com maiores níveis de garantia, como o financiamento imobiliário, tivessem expressiva queda. “Era de se esperar que essas quedas nas taxas pudesse beneficiar, também, os mutuários com contratos antigos, que tomaram seus financiamentos em épocas em que as taxas de juros praticadas no mercado eram bem mais altas” , diz. 
 
Cássio lembra que o presidente da Caixa Econômica anunciou, em dezembro de 2019, que o banco estudava renegociar as taxas de juros de contratos de financiamentos antigos. A medida teria como objetivo também reter clientes, pois as instituições teriam passado a cobrar taxas de juros menores. No entanto, desde então, não se tem notícia do estudo mencionado. 
 
Para o socialista, é dever do Congresso Nacional conhecer em detalhes qual a postura e as políticas da Caixa Econômica Federal diante da redução da taxa Selic. “Essas informações são especialmente relevantes por conta do expressivo contingente de consumidores bancários que possuem dívidas imobiliárias com a Caixa e que, portanto, poderiam ser beneficiados se a citada empresa pública já tivesse oportunizado essa renegociação, com a esperada redução da taxa de juros.”

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.