12/11/2020
Tamanho
 

Projeto obriga montadoras a comercializar veículos com pneus de mesma especificação

   
 

Deputado Gervásio Maia (PSB-PB), quer que o pneu estepe seja do mesmo modelo dos demais pneus dos carros. A largura e a altura menor desse novo modelo de pneu reserva coloca em risco a segurança do motorista e passageiros, além de caracterizar uma relação abusiva em relação aos consumidores, explica Maia.

Por economia, as montadoras de veículos têm utilizado um perfil diferente do estepe em relação aos demais pneus de rodagem do veículo. O projeto de lei 5098/2020 apresentado obriga os fabricantes de veículos automotores novos a utilizarem pneus com as mesmas especificações.

O deputado Gervásio Maia disse ainda que as especificações diferentes de pneus prejudicam o desempenho do veículo. "Este comportamento dos fabricantes de veículos prejudica o desempenho do veículo e caracteriza uma prática abusiva por parte do fornecedor em relação ao consumidor, pois o correto é que se utilizem pneus da mesma marca nas quatro rodas, ainda que em situação temporária, e que sejam de acordo com as especificações descritas pelo fabricante do veículo", reforçou. E completou: "Estas especificações ditam o diâmetro do pneu em polegadas, também a largura do pneu em milímetros e a altura da banda de rodagem em porcentagem da largura".

Fabrício Francis
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.