20/11/2020
Tamanho
 

Para Bira do Pindaré, Dia da Consciência Negra é marcado por luta e resistência

Chico Ferreira   
 

“Neste dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, temos que nos unir contra o Governo racista do presidente Bolsonaro que tenta de todas as formas destruir nossa identidade histórica. É dia de luta e de resistência”, afirma o deputado Bira do Pindaré (PSB-MA). O Brasil celebra nesta sexta-feira (20), o Dia da Consciência Negra, mas o Brasil ainda tem muitos desafios a serem enfrentados. Pesquisa da PUCRS, publicada no G1, mostra que os negros ganham 17% menos que brancos da mesma origem social, dados de 2018 mostram que o número de negros assassinados no país é 2,5 vezes maior do que brancos, além do racismo estrutural sofrido diariamente pela população negra no país.

A situação dos negros no país é ainda mais preocupante levando em consideração os desmontes do Governo Bolsonaro praticados contra as políticas de direitos humanos e de combate ao racismo, a exemplo da figura que o presidente escolheu para comandar a Fundação Palmares. Sérgio Camargo preside a instituição desde novembro de 2019 e acumula declarações polêmicas e na contramão dos movimentos negros do país, como as afirmações de que a escravidão foi boa para os descendentes negros, contra as cotas e duras críticas ao Dia da Consciência Negra.

“Bolsonaro colocou um capitão do mato para dirigir a Fundação dos Palmares. Sua última ação foi a  tentativa de apagar nomes importantes da história da população negra da galeria de personalidades da instituição que foi criada exatamente para preservar a memoria cultural da população negra no Brasil. Nomes como Gilberto Gil, Elza Soares e o próprio Zumbi dos Palmares, cujo o nome é homenageado pela instituição”, lamenta Bira.

Dia da Consciência Negra– Em 2003 a data entrou no calendário escolar tornando obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira. Em 2011 foi instituído oficialmente o Dia da Consciência Negra com feriado em cinco estados brasileiros. O dia foi escolhido em alusão à morte de um dos maiores líderes da luta contra a escravidão, Zumbi dos Palmares. É uma data de conscientização sobre as desigualdades e preconceitos que a população negra enfrenta, sobre a importância do combate ao racismo no país e a luta pela igualdade de direitos.

Andrea Leal
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.