Oposição se une pelo impeachment

Líderes dos partidos que formam a oposição na Câmara dos Deputados apresentou nesta quarta-feira (27) um novo pedido de impedimento em desfavor do presidente da República, Jair Bolsonaro. Os presidentes do PSB, PT, PCdoB, PDT, PSOL e Rede pedem o impeachment pelo crime contra a vida cometido em Manaus (AM), com a população morrendo asfixiada devido à falta de oxigênio. A negligência para a manutenção do estoque de cilindros nos hospitais e as atitudes acumuladas de irresponsabilidade desde o início da pandemia.

O líder Alessandro Molon (RJ) lembrou ainda que os líderes partidários apresentaram um pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ações do Ministério da Saúde e do governo na condução da crise sanitária. São necessárias 171 assinaturas de apoio para que a CPI seja criada e a oposição está empenhada na coleta de apoiamentos.

“Por isso nós estamos pedindo o impeachment de Bolsonaro e a instalação de uma CPI específica para averiguar as responsabilidades do ministro da Saúde e do governo Bolsonaro inclusive do presidente da República, no enfrentamento à pandemia”, disse Molon durante o ato que formalizou a entrega do novo pedido de impeachment.

Um outro pedido de processo de impeachment foi apresentado no início da pandemia em 2020. O presidente da Câmara é quem tem a prerrogativa de admitir a abertura de impeachment contra o presidente da República.

“Ainda no começo do ano passado pedimos o impeachment antevendo que permitir que ele permanecesse no cargo custaria muito mais ao país que enfrentar um difícil processo de impeachment. Nós sabemos que não é um processo simples, rápido ou sem custo para o país. Mas como vimos custou muito mais caro para o Brasil deixar Bolsonaro continuar na presidência. São quase 220 mil mortos, um atraso imperdoável na distribuição de vacinas, a sabotagem às verdadeiras medidas preventivas como o uso da máscara, como evitar aglomerações e a todo momento, até mesmo, a prescrição de remédios que comprovadamente não funcionam, ao contrário, aumentam o risco de vida para pacientes que os usem indevidamente”, afirma o líder Molon.

O líder do PSB também reforçou a importância do apoio que a oposição está dando à candidatura do deputado Baleia Rossi, do MDB, para a presidência da Câmara. A eleição da nova mesa diretora da Câmara está marcada para a próxima segunda-feira (1) e o governo apoia um candidato alinhado às ideias e pretensões do Palácio do Planalto.

“Nos move também a luta pela unidade na eleição de Baleia Rossi presidente da Câmara dos Deputados. Essa disputa de segunda-feira é uma disputa pela vida dos brasileiros, por isso todo nosso empenho mesmo apoiando um candidato que, em termos econômicos, por exemplo, pensa tão diferente de todos nós, estamos fazendo esse gesto em defesa da democracia e da vida dos brasileiros. Vamos trabalhar até o último minuto para vencer esta eleição.”

A oposição quer impedir interferências do governo nos trabalhos do Legislativo.