PSB cede vaga e Câmara deve ter primeira indígena em cargo de direção

Na composição para os cargos que integram a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, o PSB abriu mão da vaga que teria direito a escolher na disputa, pelo tamanho de sua bancada, para que a deputada Joênia Wapichana (REDE-RR) ocupe a quarta-secretaria.

Dep. Joenia Wapichana (REDE-RR), Alessandro Molon, líder do PSB e dep. Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Foto: Cleia Viana/CD

O líder do PSB, Alessandro Molon (RJ) anunciou a cessão da vaga pela direção nacional do partido parabenizando também o deputado Marcelo Nilo (BA) a quem caberia a indicação do cargo.

O PSB teve a honra de ceder a vaga a que teria direito na Mesa Diretora da Câmara para a primeira deputada indígena, Joenia Wapichana! Parabéns ao presidente Carlos Siqueira pelo gesto! Parabéns ao deputado Marcelo Nilo, que tinha o apoio da maioria da bancada, mas teve grandeza e generosidade, disse Molon.

A deputada Joenia agradeceu o ato do PSB afirmando que se trata de “mais um espaço histórico de visibilidade, representatividade, resistência e atuação coletiva no parlamento brasileiro”.

A quarta-secretaria da Câmara é a instância que administra os apartamentos funcionais da Casa. A divisão de cada cargo na Mesa é feita com base no tamanho de cada bancada partidária.

Outras 4 funções já estão definidas por contar com apenas um candidato: O deputado Marcelo Ramos (PL-AM) ficará com a primeira vice-presidência; deputado André de Paula (PSD-PE) na segunda vice-presidência; a deputada Marília Arraes (PT-PE) deve ser a primeira-secrtária; e deputada Rose Modesto (PSDB-MS) na segunda secretaria.