Deputado Ricardo Silva propõe CPI do Fura Fila da Vacina

O deputado federal Ricardo Silva (PSB-SP) protocolou na tarde desta sexta-feira (26) um requerimento para a instalação da CPI do Fura Fila da Vacina, para investigar a série de denúncias de irregularidades na campanha de imunização da covid-19. A proposta precisa ser apoiada por um terço da Câmara para ser criada.

De acordo com o parlamentar, é preciso passar a limpo todas as denúncias de favorecimento de pessoas de grupos não prioritários, que foram imunizadas antes do previsto na Campanha Nacional de Imunização.

Os últimos casos noticiados são de fraudes em Minas Gerais, onde empresários teriam pagado pela importação de vacina para uso particular, o que é vedado por lei neste momento, e também de que servidores ligados ao Estado teriam sido beneficiados, inclusive estagiários e pessoas que estavam trabalhando em home office. No segundo caso, mais de três mil aplicações são alvo de investigações, inclusive da Polícia Federal.

Já no primeiro caso, empresários teriam importado vacinas contra a Covid-19, de fabricação da empresa Pfizer, para imunização de um grupo de políticos e empresários, bem como seus familiares, fato este ocorrido na cidade de Belo Horizonte. A denúncia aponta até que o ex-senador Clésio Andrade teria se beneficiado.

“Os casos que são noticiados agora, em Minas Gerais, também já ganharam a mídia em outros locais, como em Manaus, onde a população tanto sofreu e ainda sofre, como todo o Brasil. Não podemos deixar passar em branco essa situação. É função do parlamento fiscalizar”, disse Ricardo Silva.

O parlamentar ainda falou que os crimes cometidos precisam ser tratados como prioridade pela Câmara, já que a vacinação é vital nesse momento. “Já estou em contato com outros deputados e com os líderes de bancada para conseguir as assinaturas necessárias para a criação da CPI. Temos que tratar o assunto com a urgência necessária”, finalizou o deputado.