Parlamentares socialistas querem derrubar aumento do preço de remédios

O PSB quer derrubar o aumento de até 4,88% no preço de remédios previsto em resolução do governo. O deputado Denis Bezerra (PSB-CE) apresentou na Câmara o Projeto de Decreto Legislativo nº 115/21 que susta a decisão do comitê técnico da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, órgão vinculado à Anvisa. A liberação do aumento para ser aplicado pelas farmacêuticas foi publicada no último dia 12.

O líder do PSB na Câmara, deputado Danilo Cabral (PE) é coautor da proposta. Também assinaram o PDL os parlamentares socialistas Vilson da Fetaemg (MG), Elias Vaz (GO), Tadeu Alencar (PE), Mauro Nazif (RO), Alessandro Molon (RJ), Rodrigo Agostinho (SP), Lídice da Mata (BA), Ted Conti (ES), Heitor Schuch (RS), Bira do Pindaré (MA), Cássio Andrade (PA), Rosana Valle (SP), Marcelo Nilo (BA), Luciano Ducci (PR), Júlio Delgado (MG), Aliel Machado (PR), Milton Coelho (PE), Gervásio Maia (PB) e Camilo Capiberibe (AP).

Na justificativa da proposta, os socialistas afirmam que neste momento de pandemia é extremamente prejudicial o aumento do preço de remédios, principalmente para os mais vulneráveis. “A medida imposta em plena crise econômica e sanitária, com a pandemia atingindo patamares assustadores e o desemprego batendo recorde, demonstra a falta de sensibilidade do governo federal com a população brasileira.” O texto lembra ainda que a decisão prevista na resolução, somada a falta de vacinas e um auxílio emergencial insuficiente aprovado na PEC 186/19 é prejudicial aos brasileiros.