Na primeira reunião deliberativa do ano, realizada nesta terça-feira (23), a Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou quatro requerimentos do deputado Felipe Carreras (PSB-PE), que preside o colegiado, para a realização de audiências públicas.
O primeiro requerimento propõe debater a importância do profissional de educação física como indutor da saúde preventiva. Segundo Carreras, “o profissional de educação física influencia positivamente nas políticas públicas de saúde. Dados da OMS apontam que cada dólar gasto em medidas preventivas, como a prática de atividade física, reduz em 4 dólares em ações de tratamento no sistema de saúde”.
O parlamentar propôs, em outro requerimento, discutir novas contribuições para compor a Lei de Incentivo ao Esporte. “Entendemos ser de suma relevância o aprimoramento da Lei para que se amplie, cada vez mais, os mecanismos de incentivo”, justificou em sua proposição. Para este debate serão convidados o secretário especial do Esporte, o presidente da Federação das Associações de Atletas Profissionais e o presidente da Associação Nacional de Desporto para Deficientes.
A terceira audiência pública aprovada irá debater o Plano Nacional do Desporto. Segundo o deputado pernambucano, o objetivo é “resguardar e defender o Plano Nacional do Desporto”, uma política pública essencial, visto que fortalece e garante a inclusão do esporte na formação do cidadão comum e, não apenas, de medalhistas e atletas de alto nível.
Por fim, a comissão aprovou audiência para debater as políticas de preparação para as Olimpíadas do Japão. Para Carreras, “é de vital importância ouvir o ministro da saúde, o secretário especial do Esporte, o presidente do COB e o os representantes dos atletas para tratar das políticas de preparação para as Olimpíadas 2021”.
As datas de realização das audiências ainda serão marcadas pela Comissão.