A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional aprovou, nesta quarta-feira (23), moção de repúdio às falas do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, contra o Nordeste. O deputado Pedro Campos (PSB-PE), autor do pedido de repúdio, afirmou que as declarações de Zema não apenas refletem preconceitos, mas contradizem princípios de inclusão e respeito que são fundamentais para a integração nacional.
Segundo o parlamentar, a comissão, que tem como foco central a integração nacional e o desenvolvimento regional, deve se posicionar de forma clara contra as falas preconceituosas do governador de Minas. “Ninguém é melhor do que ninguém. Precisamos entender que as desigualdades existem, fruto de toda uma construção histórica que deixou a região Nordeste para trás. Hoje, dos 10 estados mais pobres, nove estão nessa região. Muitas vezes é preciso da mão forte do Estado para garantir que o Nordeste continue a contribuir com o desenvolvimento do Brasil”, reforçou Pedro.
Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, no início de agosto, Zema comparou o Nordeste a uma “vaquinha que produz pouco” e ainda sugeriu uma união entre Sul e Sudeste contra Norte e Nordeste. Essa não foi a primeira vez que o governador de Minas faz falas preconceituosas contra outras regiões. Em junho, ele declarou que Sul e Sudeste se diferenciam de outras regiões por terem mais pessoas “trabalhando do que vivendo de auxílio”.
Pedro destacou que não é problema algum que estados das regiões norte, nordeste, sul, sudeste ou centro-oeste se reúnam para debater questões regionais, mas não para entrar em guerra uns com os outros. “Não podemos deixar que a junção seja para se enfrentarem, mas sim dar as condições do Brasil crescer unido e como um todo”, disse.