Comissão de Educação do Senado aprovou, na terça-feira (3), o Projeto de Lei n°3148/24, que inscreve o nome do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no livro de Heróis e Heroínas da Pátria. O senador Cid Gomes (PSB-CE) relatou a matéria, que é de autoria do deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) e coautoria da bancada do PSB na Câmara.
O deputado federal Pedro Campos (PSB-PE), relator da proposta na Câmara, esteve presente na sessão e celebrou o avanço da matéria. “Esse projeto reforça a importância de Eduardo enquanto um herói da pátria, por tudo o que ele fez como Ministro da Ciência e Tecnologia do governo Lula e como governador de Pernambuco, colocando na agenda nacional temas como a tecnologia e a educação pública integral”, afirmou o parlamentar.
Em sua fala, Pedro ressaltou as políticas públicas implementadas pelo ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação como a base atual para o desenvolvimento da tecnologia do país. “Eduardo implementou a lei do Marco da Inovação, a Lei do Bem, que garantiu a possibilidade de incentivo fiscal para as empresas que investem em ciência e tecnologia no país, além do Marco da Biossegurança, que permitiu que o Brasil fosse pioneiro nas pesquisas com células tronco, tão importantes na área da saúde”, afirmou.
Para o parlamentar, a visão e ação política de Eduardo seguem repercutindo até hoje e norteando setores estratégicos para o país. “Ele implantou em Pernambuco a maior rede de educação em tempo integral do país, modelo que serviu de base para que o Congresso aprovasse, no último ano, uma política de incentivo à educação. Pernambuco segue sendo o estado que tem a maior cobertura da educação em tempo integral no ensino médio por conta de uma decisão política e da capacidade de fazer de ex-governador pernambucano. Por tudo isso a história faz justiça ao reconhecer Eduardo como um herói da pátria brasileira”, concluiu Pedro.