Elias quer debater com a Aneel a suspensão de cortes de energia para famílias de baixa renda

O deputado Elias Vaz (PSB-G0) foi eleito, esta semana, 2º vice-presidente da Comissão de Minas e Energia. “O nosso objetivo no colegiado é levar mais qualidade de vida ao cidadão brasileiro”, afirmou. Em sua primeira reunião como vice-presidente, o parlamentar solicitou em requerimento uma audiência com o a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para discutir a suspensão de cortes de energia para famílias de baixa renda. O requerimento ainda precisa ser analisado pelo colegiado.


A Aneel analisa suspensão do corte de energia para as famílias brasileiras mais vulneráveis até o dia 30 de junho. A sugestão é da área técnica do órgão, mas apenas para famílias cadastradas no programa Tarifa Social. A medida é uma resposta ao impacto negativo da pandemia da Covid-19 principalmente nas famílias de baixa renda.


Para Elias, é essencial atender os inscritos na Tarifa Social, mas é preciso ir além. “Estamos no pior momento da crise, com mais de 14 milhões de desempregados. Muitas famílias enfrentam extrema dificuldade. Em várias cidades foi adotado o sistema de Lockdown, que é muito importante, mas afetou a renda de muitos cidadãos. Não é justo que um pequeno comerciante, por exemplo, que passou um grande período de portas fechadas, tenha a energia cortada por falta de pagamento”, disse o socialista.

Com informações da assessoria do deputado Elias Vaz