O turismo deve ser uma das apostas do Congresso Nacional para recuperar a economia brasileira. A primeira Frente Parlamentar a conseguir o número de assinaturas para sua instalação foi a do Turismo (Frentur). Proposta por Felipe Carreras (PE), líder do PSB na Câmara, a Frentur vai buscar medidas que fortaleçam municípios com vocação turística, promovendo a geração de emprego, renda e arrecadação.
A Frente Parlamentar Mista do Turismo é a primeira instalada na Casa entre as centenas que buscam assinatura para criação. Isso é resultado da capacidade de articulação de Carreras. Ela foi criada no dia 8 de fevereiro, quase uma semana antes de outros colegiados conseguirem o número mínimo de assinaturas para instalação. A Frentur reúne assinaturas de parlamentares de situação e oposição. Representantes de todos os partidos apoiaram o requerimento de criação da Frente.
“O Brasil é uma potência no turismo, mas o setor precisa retomar investimentos que foram perdidos nos últimos anos. Vamos lutar por isso na Frente, valorizando o turismo regional, investindo em infraestrutura, viabilizando a atuação da Embratur e transformando o Brasil num dos destinos favoritos do mundo”, disse Carreras.
O pernambucano presidirá a Frente. Uma de suas tarefas é trabalhar pela aprovação do projeto que regulamenta os jogos de aposta, que aguarda aprovação no Senado. Ele relatou a proposta na Câmara dos Deputados. Segundo ele, a estimativa é que a regulamentação promova uma arrecadação de impostos na cada dos R$ 20 bilhões, considerando a alíquota estabelecida no texto. Desse montante, R$ 2,4 bilhões devem ser destinados à Embratur para a promoção do Turismo Brasileiro.