A Frente Parlamentar de Modernização do Futebol, presidida pelo deputado Eduardo Bandeira de Mello (PSB-RJ), assinou um acordo de cooperação com o braço latino-americano da Sport Integrity Global Alliance (SIGA), entidade que promove práticas de integridade e boa governança do futebol. A parceria foi firmada, nesta terça-feira (5), durante audiência pública na Subcomissão de Modernização do Futebol.
A audiência pública contou com a presença do CEO da SIGA e presidente da entidade na América Latina, Emanuel Medeiros, que detalhou os objetivos e prioridades da cooperação. Será traçado um estudo independente sobre o Futuro do Futebol Brasileiro, que deve focar nos desafios, oportunidades e melhores práticas da profissionalização, boa governança, integridade financeira e as ligas do futebol.
A SIGA e a frente parlamentar devem trabalhar em conjunto, ouvindo todas as pessoas envolvidas com o setor, para fazer diagnósticos, aprender com os erros e desenvolver planos futuros favoráveis. “O estudo será inclusivo, sem poupar esforços para consultar e envolver a todos. Poder público, iniciativa privada, organizações da sociedade civil, parceiros comerciais, clubes, federações estaduais, sindicatos de treinadores, a Confederação Brasileira de Futebol. Vamos fazer um raio-x atualizado e rigoroso da verdadeira dimensão econômica e impacto social no Brasil”, afirmou Emanuel.
Entre os objetivos do acordo estão a promoção dos valores positivos do futebol e seu papel social, educativo, cultural e econômico; o reforço da sua integridade, transparência e credibilidade; e a implementação de melhores práticas para o desenvolvimento do futebol juvenil.
De acordo com Bandeira, a oportunidade de firmar uma parceria com a entidade veio em bom momento, uma vez que esses já eram os objetivos da Frente. “Temos a capacidade de criar um novo modelo de gestão que promoverá a responsabilidade social, a governança, a integridade financeira e a profissionalização do futebol”, disse o parlamentar que é relator na subcomissão de Modernização do Futebol.
O socialista reforçou ainda que, além de esporte e fonte de entretenimento, o futebol brasileiro é uma importante referência cultural para a vasta maioria da população.
Prioridades:
O acordo firmado terá como foco a modernização do futebol brasileiro, incluindo futebol profissional, não profissional e de formação. A prevenção e repressão do racismo, xenofobia, discriminação, violência e dos desviantes e atentatórios atos contra a integridade e a ética do esporte estão entre as prioridades da parceria.
Para Emanuel esse momento é decisivo para transformar as necessidades em oportunidades de sucesso. “Estamos falando de um setor que é muito mais do que uma modalidade esportiva, mas uma classe que gera bilhões e arrasta bilhões de pessoas em todo o mundo. Vamos elaborar algo que começa com uma página em branco, sem preconceitos, sem ideias pré-concebidas, em clima de independência e neutralidade, aproveitando as melhores práticas”, reforçou o CEO da SIGA.